DAVE PHILLIPS (dp)

dp_sattiva-absurdsiteNascido em 1969 na Suiça, Dave Phillips (dp) esta na ativa há mais de 25 anos, tem mais de 170 lançamentos com seu nome e já tocou em mais de 38 países. 

Em 1987 foi membro fundador do Fear Of God, uma das bandas pioneiras a levar o som hardcore dos anos 80 ao extremo e iniciarem o que depois ficou conhecido como “grindcore”.

Depois do fim do Fear Of God, Dave atua sozinho em performances com muito experimentalismo musical e corporal, lançando mão da musica concreta, desconstrução sonora, psico-acusticas, gravações de campo (sons da natureza que vão desde quedas d’agua a ruido de insetos) etc…

Nesse contexto o som transforma-se num meio para ativar emoções que são ocultadas pelo convivio civilizado e serve como catalisador que procura persuadir  uma atitude compromissada, mudança e um desbloqueio que libera e se opõe a onipresente redução da existencia e dos desejos.

Insetos

… por que existem insetos?

há mais de um milhão de tipos de insetos. e, portanto, teoricamente, mais de um milhão de respostas a essa pergunta.

mas, na verdade, essa pergunta é bastante injusta. talvez a pergunta devesse ser formulada de modo diferente: e se não houvesse mais insetos? cientistas têm se feito essa pergunta, e apesar de, naturalmente, o prognóstico variar, todos concordam em um ponto: a vida humana como a conhecemos deixaria de existir. entomologistas dão aos humanos, após a hipotética extinção dos invertebrados (dos quais os insetos formam a maioria), outros 10 anos de vida. independente da velocidade do nosso fim, o desaparecimento da população de insetos teria, de qualquer modo, efeitos devastadores.

insetos são importantes, vitais, para nós, principalmente por causa dos serviços que prestam, o mais aparente dos quais é a polinização. plantas recorrem a assistentes animais por que não podem se mover livremente. insetos polinizam uma enorme quantidade de plantas, especialmente as que são importantes para nós: plantas frutíferas, assim como legumes, e também cebola, alho, pimenta, café, chá, cacau … a soja não necessita de polinização, mas  visitas de abelhas e outros polinizadores aumentam suas capacidades produtivas e sua resistência e melhoram a colheita.

após o desaparecimento da nossa comida, nossas roupas desapareceriam. as fibras naturais mais importantes não existiriam sem a participação de insetos. o algodão, por exemplo, é polinizado por insetos.

se os insetos perecessem, os seres humanos dificilmente sentiriam sua falta como fonte de alimento. a independência humana dos insetos como fonte de alimento, no entanto, é uma exceção entre os vertebrados. a maioria dos vertebrados depende de insetos. para os peixes de água doce, eles constituem a principal fonte de alimento;  anfíbios precisam de insetos; répteis menores preferem insetos; insetos e seus parentes representam mais de um terço do consumo alimentar de aves e pássaros. a lista de mamíferos comedores de insetos também é longa …

insetos também são os mais importantes recicladores em nosso planeta. sem eles, montes de esterco, de madeira morta e de carne putrefata continuariam acumulando-se. insetos que vivem na terra fertilizam e enriquecem o solo com substâncias nutritivas…

… e os seres humanos, por que existem?

•texto distribuído durante algumas apresentações pelo Brasil em 2011.

•site:  www.davephillips.ch

•lançamentos pela absurd:

hermeneutics

dp-flexi

 

 

Link permanente para este artigo: http://www.absurd.com.br/bandas/dave-phillips-2